HISTÓRIA DA AMÉRICA COLONIAL


As civilizações maia e asteca foram as mais importantes que se desenvolveram na região da Mesoamérica, principalmente pelo alto grau de desenvolvimento alcançado por estas sociedades. A partir dos estudos realizados sobre as características desses povos, leia com atenção as afirmativas a seguir e faça a associação correta entre as colunas:

 

[1] Política Maia

[2] Política Asteca

[3] Economia Maia

[4] Economia Asteca

[5] Cultura Maia

[6] Cultura Asteca

 

[   ] Seu governo era uma teocracia, marcada pelo predomínio de cidades-estado independentes que não chegaram a constituir um império centralizado.

[  ] O cultivo do milho e do cacau eram a base da sua agricultura e economia, que era complementada pela arrecadação de tributos das províncias vizinhas e do intenso comércio de produtos nos mercados.

[  ] Sua cultura marcou o desenvolvimento dessa sociedade, principalmente pela criação de calendários precisos, o desenvolvimento da astronomia e da matemática e a criação de esculturas monumentais, conhecidas como estelas.

[   ] Seu governo era um império teocrático-militar, cujo imperador simbolizava o poder político, militar e religioso, o que permitiu a dominação de outras províncias e a expansão territorial.

[   ] O cultivo do milho era a base de sua agricultura e economia, responsável pelo abastecimento das cidades juntamente com o cultivo secundário de outros produtos.

[   ] Sua cultura era o resultado de um processo de fusão de vários povos anteriores, dos quais herdou o culto ao deus sol, a prática de sacrifícios humanos, além do desenvolvimento da escrita hieroglífica e calendários.

 

A sequência CORRETA está contida em:

 


2-3-6-1-4-5


1-4-5-2-3-6


1-4-6-2-3-5


1-3-5-2-4-6


2-4-6-1-3-5

Leia o fragmento a seguir: Os guerreiros constituíam um dos grupos mais importantes na sociedade asteca. No início, eram escolhidos entre os indivíduos mais corajosos e valentes do povo. Com o tempo, entretanto, a função de guerreiro começou a ser passada de pai para filho, e apenas algumas famílias, privilegiadas, mantiveram o direito de ter guerreiros entre os seus membros. (KARNAL, Leandro. A conquista do México. São Paulo: FTD, 1996. p. 13.)

O texto faz referência à sociedade asteca, que era caracterizada como:

 


guerreira e sacerdotal, formada de uma elite política que governava com tirania a massa de trabalhadores escravos negros.


igualitária e sacerdotal, sendo o sacerdote escolhido pelos povos que habitavam o calpulli.


hierarquizada e guerreira, visto que o Imperador era, ao mesmo tempo, o general do exército asteca, autoridade religiosa e juiz supremo.


comunal, com estruturas complexas, sendo dirigida por um Estado que contava com um aparelho administrativo, judiciário e militar.


igualitária e guerreira, não reconhecendo outra autoridade senão a sacerdotal, que também era militar.

Considere as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

Com relação à administração, uma das características mais significativas das colônias inglesas foi o desenvolvimento do autogoverno, que surgiu simultaneamente à organização das colônias e se revestiu da falta de influência controladora do governo inglês.

PORQUE

A máquina político-administrativa estabelecida na América inglesa, responsável pela autonomia colonial, era composta e eleita pelos colonos; tanto os governadores quanto as assembleias eram representantes diretos do povo, o que garantiu o caráter democrático da política colonial.

 

Analisando as afirmações acima, conclui-se que:

 


a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.


as duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


as duas afirmações são falsas.


as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

As 13 colônias inglesas que se formaram gradativamente, distinguiram-se em três grupos de colônias - do norte, do centro e do sul -, de acordo com suas características e/ou particularidades. Sobre as características das colônias inglesas, assinale o que for correto:

 


No conjunto das treze colônias, o modelo de colonização baseava-se na produção tropical voltada para a exportação.


Tanto as colônias do sul, quanto as do norte, tinham a mesma estrutura econômica, política e social.


As colônias do sul receberam, em sua maioria, puritanos que fugiam das perseguições religiosas na Europa e incorporaram o ideal de fundar uma nova pátria.


As colônias do norte eram economicamente mais autônomas, produziram gêneros de subsistência em pequenas propriedades e utilizavam mão-de-obra livre.


As colônias do centro produziam artigos tropicais, utilizavam a mão-de-obra escrava e, por isso, são identificadas como colônias de exploração.

Apesar das proibições do governo inglês, surgiram pequenas manufaturas nas colônias do norte e desenvolveu-se um comércio com outras regiões, para além da metrópole, gerando os chamados “triângulos comerciais”. O desenvolvimento do comércio triangular nas colônias do norte foi fundamental para a(o):

 


formação de uma sociedade aristocrática que se beneficiava do comércio de escravos.


aumentar a mão de obra escrava que era trocada por produtos manufaturados na África.


formação de uma burguesia colonial e a acumulação primitiva de capital naquela região.


aproximar as relações entre as colônias do sul e do norte devido ao intenso comércio entre elas.


criação de companhias de comércio que passaram a financiar a imigração para as colônias.

Leia com atenção:

Em nome de Deus (...) Nós (...) tornamos presentes (...) a nossa intenção de tudo ajustar e combinar em boa união, irmanados em uma corporação civil política, para nossa melhor organização (...) e em virtude de que serão estipuladas, constituídas e fixadas leis justas e imparciais (...). (Trechos do Pacto do Mayflower, de 21 de novembro de 1620, MORRIS, R. B., p.12).

 

No Pacto do Mayflower, assinado pelos puritanos antes de desembarcar na Terra Nova, fica explícito a vontade de autogoverno e independência em relação à Inglaterra, diferentemente das colônias ibéricas, que foram submetidas ao pacto colonial. Sobre a montagem do sistema administrativo das colônias inglesas do Norte, analise as afirmativas a seguir:

 

I - O desenvolvimento do autogoverno foi favorecido pela falta de influência controladora do governo inglês nas colônias.

II - As assembleias asseguravam os interesses da metrópole inglesa na administração colonial e dispunha de amplos poderes.

III - Embora autônomas, cada colônia possuía um governador que deveria ser escolhido obrigatoriamente pela Coroa inglesa.

IV - As assembleias eram eleitas pelos homens livres, proprietários de terras, colonos que possuíam rendas ou pertenciam a determinada religião.

 

É CORRETO apenas o que se afirma em:

 


II e III.


II e IV.


I, III e IV.


I e IV.


I, II e III.

Leia com atenção:

 

"A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda)

 

Nesse verso, o poeta chileno Pablo Neruda denuncia o massacre promovido pelos espanhois contra os nativos americanos. Esses três elementos - a espada, a cruz e a fome - representaram na conquista da América, respectivamente:

 

 


a superioridade de armas, as missas e os saques aos mercados.


os tratados de posse, a religião cristã e as doenças europeias.


a superioridade bélica, a religião politeísta e o trabalho compulsório.


a superioridade bélica, a evangelização e a desestruturação da economia nativa.


o conquistador europeu, os missionários e a escassez de alimentos.

Leia com atenção: “A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá. Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria. É o que está por vir”. (Profecia Maia) O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Esse domínio se deu, principalmente, por meio:

 

I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.

II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.

III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.

IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a canade-açúcar.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


III e IV, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I, II e III, apenas.


I, II, III e IV.

A organização socioeconômica da população inca era constituída a partir de pequenas coletividades agropastoris, compostas por grupos de indivíduos unidos por laços de parentesco, que formavam a unidade principal do sistema. Cada núcleo era integrado por 100 famílias e possuía um território bem delimitado por terras cultiváveis, na qual os trabalhadores estavam subordinados à autoridade de um chefe local. Esse núcleo que caracterizava a organização dos incas é denominado:

 


Mita


Suyu


Calpulli


Ayllu


Kuraka

Leia com atenção:

A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)

 

Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:

 


As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.


O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.


As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.


A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.


O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.

Páginas: 12345678